Carreira
A carreira de Ferdinand começou em 1992, na equipe do West Ham United[2]. Firmou-se como profissional e jogou pela primeira vez na primeira divisão inglesa no dia 5 de maio de 1996[3]. Realizou sua estreia pela seleção inglesa em 1997, num jogo contra a Camarões.
Em novembro de 2000, Ferdinand transferiu-se para o Leeds United por £18 milhões, sendo até então a maior transferência de valor realizada na Inglaterra.
Depois da Copa do Mundo de 2002, onde Ferdinand era um dos melhores jogadores da Inglaterra, ele assinou um contrato com o Manchester United, por £30 milhões - pela segunda vez, foi o jogador mais caro na Inglaterra[4]. Em sua primeira temporada com o Manchester United, ganhou uma Premier League.
Em setembro de 2003, Ferdinand faltou a um exame antidoping, mas alegou que isso ocorreu devido ao fato de estar se mudando. A Federação Inglesa de Futebol o proibiu de jogar durante 8 meses[5]. Por isso, Ferdinand não jogou a UEFA Euro 2004, em Portugal. Perdeu sua posição na seleção para John Terry do Chelsea. Em maio de 2006, Ferdinand foi convocado para defender a seleção inglesa na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha.
Tem uma família de jogadores: seu irmão Anton Ferdinand é outro defensor, ele joga no Sunderland, e seu primo Les Ferdinand que era um atacante que jogou no Tottenham, Newcastle, West Ham, entre outro clubes, e também da seleção inglesa[6].
Participações na Copas do Mundo
Gols internacionais
Títulos Mundiais
Continentais